Saiba pra quê servem algumas opções gráficas disponíveis nos jogos

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Quando você compra um jogo novo para PC e resolve mudar as opções gráficas para melhorar o desempenho normalmente se depara com infinitas opções gráficas. Afinal, como funcionam as opções gráficas nos jogos?
Como existem várias placas de vídeo disponíveis no mercado, algumas opções gráficas podem estar disponíveis ou não em certos jogos. Vamos conhecer abaixo algumas coisas que estão disponíveis na maioria destas placas.

Conheças as APIs: DirectX, OpenGL e Mantle

  • DirectX: É uma tecnologia exclusiva da Microsoft e sem ela os jogos não rodam no Windows. Esse recurso está ligado diretamente à sua placa de vídeo, trazendo melhorias gráficas e no desempenho;
  • OpenGL: Tem praticamente a mesma função do DiretcX, o diferencial é que está disponível para Windows, Linux e OS X;
  • Mantle: É uma tecnologia criada pela AMD e funciona como o DirectX e OpenGL. Mas só pode ser executada em placas de vídeo da AMD.

 

Tipos de Tela

  • Tela cheia (Fullscreen): A imagem do jogo ocupará todo o espaço disponível no monitor ficando por cima do menu do Windows;
  • Modo janela (Window size): Ocupará toda a tela ou poderá ser executado em uma janela menor deixando o menu do Windows visível por exemplo.

 
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Quadros por segundo (FPS) e as opções

O famoso FPS é, explicando de maneira mais simples, são múltiplas imagens estáticas que quando sobrepostas passam a sensação de movimento. Mesma técnica para fazer um desenho animado.
A maioria das desenvolvedoras estipulam o valor de 30 FPS mas o recomendado é rodar o jogo a 60 FPS.
As opções disponíveis na maioria dos jogos:

  • Travar FPS (Lock FPS): Quando é ativado limita o desempenho da placa de vídeo evitando que mais frames sejam exibidos na tela trazendo mais fluidez. Só ative se seu PC tiver uma configuração boa;
  • V-Sync: Se ativar este recurso a taxa de FPS dos jogos rodarão de acordo com a frequência suportada pelo monitor. O jogo será mais fluído e o efeito de screen tearing desaparece;
  • Adaptive Vertical Synchronization: É uma tecnologia da NVIDIA que visa acabar com o screen tearing. Você deve desligar o V-Syng para usar esse recurso;

 

 

Filtros que melhoram objetos em cena

  • Anti-aliasing: Este filtro é para aperfeiçoar as bordas dos objetos, removendo os pixels quadrados deixando tudo perfeito. Só ative se seu PC for bom;
  • Supersampling (SSAA): Se ativado este filtro, o jogo é renderizado em uma resolução muito elevada e exibido em uma resolução menor;
  • Multisampling (MSAA): Tem o objetivo de acabar com os serrilhados sem causar grande impacto no desempenho da placa de vídeo;
  • Coverage Sampling (CSAA): Reduz o impacto no processamento na placa de vídeo;
  • Fast Approximate (FXAA): Se ativado aprimora os detalhes as bordas dos objetos de maneira rápida. A vantagem é que não sobrecarrega o processamento da placa de vídeo;
  • Morphological (MLAA): Suaviza os serrilhados na imagem com o uso de um efeito de pós-processamento;
  • Enhanced Subpixel Morphological (SMAA): combina o MLAA com amostras do MSAA (ou SSAA, dependendo do jogo) para criar subpixels mais detalhados;
  • Temporal (TXAA): Deixa as bordas ainda mais suaves e imagens realmente nítidas. É tipo o MSAA melhorado. Só ative se o PC for bom;
  • Multi-Frame (MFAA): Melhora a qualidade de imagem comparado à do 4x MSAA com o custo do 2x MSAA aproximadamente;
  • Bilinear filtering: Se ativar as texturas do jogo são desenhadas em alta definição garantindo que o jogo fique perfeito em quaisquer situações;
  • Trilinear filtering: Bem parecida com a bilinear, mas ela trabalha na junção de algumas amostras e texturas deixando os visuais mais bonitos e menos quadriculados;
  • Anisotropic: Ele deixa mais nítidas as imagens tridimensionais em jogos. Ele substitui os antigos Bilinear e Trilinear Filtering. Só ative se o PC for bom.

 

Perfis de gráfico (Graphics Quality) predefinidos

Para facilitar a vida de quem não quer ficar mudando as configurações gráficas do jogo manualmente, as produtoras costumam deixar nos jogos perfis de gráfico para o usuário escolher o que melhor funcione em seu PC.
Atualmente temos as opções Very Low, Low, Middle, High, Very High e Ultra. Ao escolher Ultra por exemplo, o jogo irá funcionar utilizando no máximo do computador. Mas logicamente o computador tem que ser bom. Na dúvida comece com a Very Low e vá mudando até achar uma que o seu computador rode o jogo sem problema.

Alguns efeitos para tentar deixar o jogo mais realista

  • Sombras (Shadows): Cria cenas repletas de luzes e sombras aprimorando a experiência visual;
  • Shading: Aplica diversos efeitos na imagem melhorando detalhes de iluminação e renderização de superfícies;
  • SSAO: Este efeito tenta deixar o jogo com gráficos mais realistas;
  • HBAO+: Versão melhorada do SSAO;
  • HDR: Amplia o nível de detalhes nas áreas com sombras;
  • Bloom: Este efeito serve para simular a diferença de luminosidade entre ambientes;
  • Motion Blur: Este efeito simula o efeito causado quando a câmera se desloca rapidamente;

 
Basicamente esses são os recursos disponíveis na maioria dos jogos. Faltaram alguns, mas os aqui apresentados já podem te ajudar a entender um pouco sobre suas funções.

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